Sermão Expositivo em Êxodo 17

Êxodo 17: Como alcançar vitória nas batalhas da vida?

Introdução:

Qual o grande o seu grande desafio hoje? Qual o desafio da sua família? No casamento? Com os filhos? no Trabalho? Nos negócios? No próximo ano? Diante de novos desafios o que Deus espera de você? Como ter êxito e alcançar a vitória diante destes e outros desafios que perfilaram diante dos nossos olhos?

Narrativa:

O Povo de Israel estava vivendo um destes momentos de grandes desafios e podemos aprender com eles a ter êxito.

Diante de novos desafios o povo de Israel estava habituado a reclamar. Será que você caro ouvinte também está habituado com essa prática? A pratica da reclamação, da murmuração? O povo de Deus havia saído recentemente do Egito e o primeiro grande desafio foi a travessia do mar vermelho (Êxodo 14.10-12) a Palavra diz que eles murmuraram – Deus vem em provisão ao povo e você pensa que eles estão satisfeitos e que diante de um grande milagre não vão murmurar mais, certo? Eles continuam reclamando durante cada novo desafio – Depois disso próximo grande desafio foi a sede no deserto (Êxodo 15.22-24), novamente a palavra diz que eles murmuraram – O próximo grande desafio no deserto foi a fome (Êxodo 16.1-3) murmuraram novamente – O próximo grande desafio volta a ser novamente a falta de água (Êxodo 17.1-4) murmuram mais uma vez.

Agora, faça uma pequena reflexão, este não é o povo que viu inúmeros milagres no Egito? Este não é o povo que viu milagres um após o outro diante dos seus olhos? Sim, é o mesmo povo, o que aconteceu? Memória curta em relação as obras miraculosas de Deus.

O povo de Deus habitualmente murmura diante de novos grandes desafios, pois os desafios por vezes são desconfortáveis. No nosso texto em Êxodo 17 o padrão de murmuração diante de novos desafios é quebrado e meu desejo é que você também quebre este padrão repetitivo de reclamação (reclamar é clamar de volta).

Em nossa passagem somos informados de que Abimeleque veio contra o povo do SENHOR, ou sai contra o povo de Deus, alguns estudiosos afirmam que o movimento de Abimeleque foi um movimento sorrateiro, ele veio pelas costas do exército. Você sabe quem fica nas costas do exército? Os mais velhos, os mais fracos, mulheres, crianças, eles são protegidos pelos guerreiros que estão a frente. Portanto, se isso é assim mesmo nós temos (1) Um desafio surpresa surgindo nas costas do povos de Deus (2) Moisés precisa virar o exército que está na frente para proteger a retaguarda e isso é um baita desafio. A bíblia nos diz que o povo de Deus teve êxito e venceu essa batalha.

(*) Em nossa passagem Deus nos ensina o que ele espera de nós diante de novos desafios:

1. Obediência a voz da liderança que Deus instituiu:

Se você quer ter vitória nas batalhas da vida obedeça a voz da liderança que Deus colocou sobre a sua vida.

É interessante que tanto Moisés quanto Josué são lideranças constituídas por Deus, você se lembra do chamado de Moisés? Deus falou com ele face-a-face, e ainda disse que falou com Moisés como quem fala com um amigo. Portanto, Deus anda ao lado daquele a quem ele chama, e se você estiver unido a uma liderança chamada por Deus você também estará debaixo do cuidado do SENHOR.

Moisés ordena a mão de obra, uns ficam na intercessão, outros lideram a batalha e lutam. Moisés aqui vai atuar como profeta, sacerdote ao mesmo tempo, ele intercede pelo povo junto de Deus e direciona o povo qual é a vontade do SENHOR comunicando essa vontade ao povo. Enquanto isso, Josué é uma espécie de General liderando o povo de Deus na batalha. Outro ponto importante é que a direção de Moisés para Josué é algo que visa o benefício e cuidado de todo o povo de Deus, sem a obediência de Josué e dos demais essa batalha estaria perdida.

Portanto, em tempos de grandes desafios ouça e obedeça a voz da liderança isso é fundamental para ter vitória. Quem é a liderança espiritual que Deus colocou sobre a sua vida? (Pastor, Pai, Mãe, Avós, etc.)

2. Unidade da liderança instituída por Deus:

Se você quer ter vitória nas batalhas da vida esteja em unidade com a liderança que Deus colocou sobre a sua vida.

Aqui nós percebemos o quanto a unidade abençoa o povo de Deus. Josué está no campo de batalha com os guerreiros, Moisés no cume da montanha com Arão e Hur intercedendo pelo povo batalha – Eles funcionam aqui como sacerdotes intercedendo pelo povo. Perceba que quando existe unidade ninguém é mais importante, não tem estrelas, todos são importantes na engrenagem do Reino.

Estando cada um em sua posição e cumprindo o papel para o qual Deus o designou, Moisés sente-se cansado e precisa de ajuda. Ali estão Arão e Hur para apoiar Moisés neste momento de cansaço, é bem possível que Moisés nessa época esteja com idade avançada, pois logo eles entrariam na terra prometida e Moisés já velho e tendo pecado contra o SENHOR acaba ficando fora da terra prometida.

Talvez alguns pensem que é um papel simples, segurar mãos, mas sem este trabalho simples o povo não teria vencido a batalha, além do mais, para trabalhos simples requer-se um “quê” de humildade, geralmente o trabalho simples não aparece num primeiro momento, mas não é porque é simples que não é importante. A bíblia diz que onde o povo de Deus está unido ali Deus derrama suas bênçãos (Salmos 133). Portanto, em tempos de grandes desafios procure estar unido a liderança espiritual que Deus colocou sobre você.

3. A presença de Deus na batalha:

Se você quer ter vitória nas batalhas da vida reconheça que é a presença de Deus na sua vida que garante a vitória.

No antigo testamento alguns objetos simbolizavam a presença de Deus. Por exemplo a Arca da aliança, o templo, e aqui a vara que está nas mãos de Moisés, trata-se de um símbolo do poder e da presença de Deus. Uma espécie de lembrete ou de memorial de que Deus está sempre diante dos olhos do povo.

É com esta vara que o mar vermelho foi aberto, é com esta vara que as pragas são enviadas sobre o Egito. E agora, é com esta vara que o povo de Deus vai vencer a guerra contra Abimeleque, ou seja, com a presença do SENHOR é que se vence grandes desafios, é em unidade com a liderança e é a liderança unida que traz a vitória.

Cristo o Messias no Sermão:

Se você deseja saber como eu identifico e ensino sobre o Evangelho e o Messias em meus sermões você poderá entender mais profundamente através do meu e-book de Esboços para Sermões Expositivos. Um sermão cristão só é um sermão evangélico se Cristo e o Evangelho é apresentado. Adquirindo meu e-book de Sermões Expositivos você ajuda a manter este ministério.

Conclusão:

Onde houver obediência a voz da liderança, unidade no trabalho a presença de Deus vai garantir a Vitória diante de novos e poderosos desafios, pois não existe desafio que o nosso Deus não seja capaz de superar.

Você poderá entender mais profundamente os temas da teologia bíblica e sermões expositivos através do nosso e-book sobre Teologia Bíblica e Sermões Expositivos.

_______

Tags: No tags

Comments are closed.